Avaliando Componentes Cognitivos

Por que a cognição é tão importante num processo de reabilitação?

Quando mensuramos o grau de desempenho do nosso paciente, percebemos que as questões cognitivas influenciam diretamente em sua capacidade de cuidar de si mesmo. Antes de darmos continuidade, vale lembrar que o nosso sistema cognitivo é composto por diversas habilidades, tais como atenção, memória, função executiva, imagem corporal, orientação de tempo e espaço, linguagem, função visuomotora, função visuoespacial, entre outras. Qualquer alteração em um desses componentes pode interferir no bom desempenho de atividades. Por exemplo: um paciente que apresente déficit de consciência corporal consequentemente vai apresentar dificuldades no vestuário, que é uma atividade de auto cuidado. Portanto, é da função do Terapeuta Ocupacional identificar tais déficits e tratá-los.

Cada função do nosso corpo é comandada por uma parte específica do cérebro. Quando alguém sofre uma lesão, é importante sabermos o que cabe a cada hemisfério cerebral comandar, e investigar onde o paciente sofreu a lesão, para sabermos o que esperar.

1

Hemisfério esquerdo: responsável pela linguagem escrita, linguagem falada, ciências numéricas e controle do hemicorpo direito.

Hemisfério direito: responsável pela visão tridimensional, capacidades musicais, capacidades artísticas e controle do hemicorpo esquerdo.

Para realizar a avaliação, existem diversas possibilidades. Vou abordar algumas delas que nos podem ser muito úteis para identificar componentes cognitivos afetados:

TESTE DO X

2

Este teste evidencia uma possível heminegligência, ou seja, um déficit na consciência e imagem corporal. O teste contém vários traços que o paciente deve transformar em X. A heminegligência estará presente se o paciente riscar apenas os traços de um dos lados do papel.

TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE PARTES DO CORPO

3

É bastante utilizado para testar as noções de lateralidade e imagem corporal. O terapeuta  posiciona-se à frente do paciente e solicita que ele identifique algumas partes do seu corpo, exemplo: “Aponte meu olho esquerdo, aponte minha perna direita, aponte com sua mão direita o meu olho direito, aponte com sua mão direita o meu ombro esquerdo”, e assim por diante.

MINI EXAME DO ESTADO MENTAL

4

O Mini Mental é amplamente utilizado para rastrear alterações cognitivas, e tem uma grande vantagem, que é a pontuação. Cada questão tem um valor de pontos, o que significa que resulta num escore que pode ser utilizado posteriormente como reavaliação e mensuração da recuperação.

Existem várias outras maneiras não padronizadas, mas também muito interessantes para o uso na avaliação, como por exemplo, utilizar álbuns de fotos do próprio paciente e mostrar fotos recentes e antigas para que ele recorde nomes de pessoas e lugares associados; esconder um objeto do paciente no início da avaliação e pedir que ele recorde onde o objeto foi escondido no final; lembrar de um pequeno texto (como uma frase) imediatamente após ser escutado e novamente 15 minutos depois; etc.

Podemos também criar testes funcionais determinando tarefas simples para o paciente, como anotar recados na agenda (exemplo: “o senhor tem uma consulta na clínica na segunda-feira, às 9 horas”), observando se o paciente consegue localizar as datas corretas na agenda, se consegue lembrar-se do recado sem pedir para repeti-lo, se o anota de forma completa.

Tais testes nos permitem observar se o paciente apresenta algum déficit na atenção, na memória, na execução, na função visuomotora, entre vários outros componentes, nos permitindo traçar um plano de tratamento adequado para melhorar significativamente seu desempenho cotidiano.

Obrigada pela visita, e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: